Brasil é o futuro da segurança alimentar mundial e Israel é grande parceiro na tecnologia, afirma representante da Embaixada de Israel
Brasil é o futuro da segurança alimentar mundial e Israel é grande parceiro na tecnologia, afirma representante da Embaixada de Israel
Os conflitos em curso no Oriente Médio, especialmente entre Israel e o grupo extremista Hamas continuam a ser debatidos, bem como seus desdobramentos, entre eles a importância de entender as relações comerciais entre Israel e o Brasil. Israel é um parceiro comercial significativo para o Brasil na exportação de fertilizantes, produtos de proteção de sementes e outros bens agrícolas. Do mesmo modo, o país é o sexto maior importador de produtos do agro brasileiro.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Ari Fischer, responsável pela área de agricultura na Embaixada de Israel no Brasil, reportou a situação difícil em Israel e o impacto que isso tem na comunidade judaica no Brasil. Fischer relatou ainda que sua família está em Israel e descreveu o medo e o perigo que enfrentam devido aos conflitos se escalando rápida e agressivamente.
O representante da Embaixada relatou ainda a realidade da agricultura israelense e foi enfático. "Onde se produz, não se para". Apesar de suas condições e localização, ainda consegue se consolidar com um exportador importante de alimentos - mesmo que em escalda a mais limitada - além do potencial tecnológico da nação e de boa parte sendo empregada na agricultura de precisão, fertirrigação, além das inúmeras startups focadas no setor.
A relação positiva entre o Brasil e Israel e o potencial de colaboração em tecnologia e produtividade entre ambos os país foi destacado por Fischer, que expressou esperança por relações ainda melhores relações, as quais poderiam se tornar ferramentas de mitigação dos efeitos dos conflitos que acontecem na Palestina.
Leia mais: