DataSenado mostra que pandemia reduziu a renda familiar de 68% dos brasileiros

Publicado em 30/04/2020 16:41
Levantamento também mostrou que mais de 90% dos entrevistados são favoráveis ao pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de covid-19

Pesquisa realizada pelo DataSenado mostra que a renda familiar de 68% dos brasileiros diminuiu devido à pandemia do novo coronavírus. Para 26% dos entrevistados, a renda permaneceu igual e, para 6%, aumentou. O levantamento foi realizado entre 18 e 23 de abril, com 1.200 pessoas, por meio de ligações para telefones fixos e celulares. (Clique aqui para ter acesso ao relatório completo.)

Os entrevistados responderam ainda se concordam com a medida aprovada pelo Congresso Nacional que concede R$ 600 para trabalhadores informais de baixa renda durante a crise sanitária. 97% disseram que sim e apenas 3% discordaram.

O DataSenado quis saber também se os entrevistados sentiram sintomas como tosse, febre alta ou falta de ar na semana anterior à pesquisa. Somente 7% responderam que sim. A grande maioria, 93%, disse não. Entre os que sentiram os sintomas, 9% tentaram fazer o teste para saber se tinham o novo coronavírus e 91% não procuraram realizar o teste.

Metodologia

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e o resultado é representativo da opinião do brasileiro. Os 1.200 entrevistados foram selecionados entre brasileiros com mais de 16 anos, em número proporcional à população de cada região, bem como ao sexo, à idade, à escolaridade e ao estado de ocupação.

O DataSenado tem se dedicado a fazer pesquisas sobre o enfrentamento da covid-19. A atuação do Parlamento é outro tema dos levantamentos feitos pelo instituto de pesquisa da Casa.

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação
Taxas de juros futuras têm alta firme no Brasil com dados de emprego nos EUA e alta do petróleo
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Wall Street sobe após dados fortes de emprego nos EUA elevarem confiança