"Pra que adiar? Vamos acabar logo com isso!" (João Batista Olivi e Aleks Horta)
Bolsonaro diz que, se houver 2.o turno, PT poderá "mentir mais"
(Reuters) - O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, em transmissão ao vivo em sua conta no Facebook, repetiu apelos pelo voto útil em seu nome com vistas a tentar vencer a eleição já no primeiro turno.
Bolsonaro reiterou no vídeo o pedido para que eleitores que pretendem votar em outro candidato que coloquem seu número na urna eletrônica no domingo para vencer a eleição no primeiro turno e evitar uma nova rodada de votação no fim do mês contra o candidato do PT, Fernando Haddad, que aparece em segundo lugar nas pesquisas.
"Meus amigos, vamos evitar um segundo turno Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, do PT. Eles têm muito mais poder de fogo, munição, dinheiro do que nós. Têm uma capacidade de mentir enorme", disparou.
"Com todo o respeito que eu tenho aos demais candidatos, sem citar nome aqui, tem bons candidatos, mas votar neles é insistir, é fazer que jogue isso para o segundo turno. Ele não vai chegar", disse.
"A gente pede o voto útil porque é melhor adiantar agora do que deixar para um possível segundo turno. A gente sabe o que esses caras podem fazer, tudo pode acontecer", afirmou.
Bolsonaro tem 41% dos votos válidos, mostra pesquisa da Crusoé/Inst. Paraná
Jair Bolsonaro tem 41% de votos válidos na pesquisa da Crusoé/Inst. Paraná. Ele nunca esteve tão próximo de uma vitória no primeiro turno.
Se uma parte do eleitorado de Geraldo Alckmin, João Amoêdo e Alvaro Dias optar pelo voto útil para derrotar o PT, a disputa será decidida neste domingo.
Bolsonaro 35% x 22% Haddad (Crusoé)
A Crusoé acaba de divulgar o resultado de sua última pesquisa, encomendada ao Instituto Paraná.
Jair Bolsonaro chegou a 34,9% e abriu 13 pontos de vantagem sobre Fernando Haddad, que estacionou em 21,8%.
A chance de uma vitória no primeiro turno é maior do que se presume.
Bolsonaro está 9 pontos à frente no segundo turno
A pesquisa da Crusoé mostra que, no segundo turno, Jair Bolsonaro ganha com folga de Fernando Haddad.
Ele tem 47,1% dos votos e o poste tem 38,1% – uma vantagem de nove pontos.
Bolsonaro é o menos rejeitado
Jair Bolsonaro é o candidato menos rejeitado na pesquisa da Crusoé, com 48,6%, 3 pontos a menos do que na semana passada — acompanhe a transmissão ao vivo AQUI.
Murilo Hidalgo, do Instituto Paraná, destacou o fato de que Fernando Haddad é rejeitado por aproximadamente 40% dos eleitores nordestinos.
Leia também:
>> DataPoder360: nos votos válidos, Bolsonaro tem 33% e Haddad vai a 27%
Para a XP, Bolsonaro tem 14 pontos de vantagem
A pesquisa da Crusoé deu o rumo. E todos os outros levantamentos vieram atrás.
A pesquisa da XP, divulgada hoje, mostra Jair Bolsonaro com 36% dos votos e Fernando Haddad com 22%.
O candidato do PSL, assim como em nossa pesquisa, aparece com 41% dos votos válidos.
Se eleito, Bolsonaro não vai privatizar a Petrobras e ‘tudo o que for estratégico’
O Estadão noticia que em um eventual governo de Jair Bolsonaro, as concessões no setor de infraestrutura seriam aceleradas e intensificadas.
O plano de privatização da Eletrobras seria mantido, mas a Petrobras e “tudo o que for estratégico” não entrariam nesta lista.
A reportagem acrescenta que estatais como a Valec e a EPL teriam suas estruturas reavaliadas, podendo serem fechadas.
Equipe econômica de Bolsonaro ‘acelera os trabalhos’
O Valor registra que o núcleo de economistas da campanha de Jair Bolsonaro acelera os trabalhos para ter prontas as primeiras medidas de um eventual governo.
A proposta, diz o jornal, é começar por cortar as despesas que Michel Temer autorizou colocar no projeto de lei orçamentária para 2019.
O Antagonista: Bolsonaro cresce entre eleitores de todas as escolaridades, mostra Datafolha
O Datafolha publicou hoje mais um desdobramento de sua pesquisa divulgada ontem, que mostra o crescimento de Jair Bolsonaro entre eleitores de todas as escolaridades.
Os eleitores com ensino superior dão maior vantagem ao presidenciável do PSL. O percentual de Bolsonaro nesse segmento era de 37% na sexta passada e saltou para 44% ontem.
No eleitorado de menor escolaridade, Fernando Haddad vence, mas o deputado encostou. O petista oscilou um ponto, de 27% para 28%, enquanto Bolsonaro cresceu de 18% para 23%.
Haddad é campeão de rejeição no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Outro desdobramento da pesquisa Datafolha de ontem mostra que Fernando Haddad é o campeão de rejeição nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, registra a Folha.
O Centro-Oeste é hoje a região que mais rejeita o poste de Lula –48%, quatro pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior.
No Sul, a rejeição a Haddad é de 46%, dez pontos acima da de Bolsonaro. No Sudeste, 47% dizem que não votam no petista de jeito nenhum, ante 40% que rejeitam o deputado.
“A onda Bolsonaro em redutos lulistas é um fato”
O deputado federal Guilherme Coelho, do PSDB de Pernambuco, disse a O Antagonista que rodou 16 municípios do estado nos últimos dias e pode atestar que “a onda Bolsonaro em redutos lulistas é um fato”.
“É uma onda forte. E, veja bem, muita gente não divulga voto ainda, principalmente aqui na região Nordeste. Porque como o camarada foi petista a vida toda, ele tem até vergonha de dizer que não é mais. Mas você nota que, de fato, existe uma onda Bolsonaro. É fato, é incontestável.”
O parlamentar acredita, inclusive, que a tal onda pode varrer também na reta final destas eleições candidatos da esquerda ao governo e ao Senado que aparecem bem nas pesquisas.
No próximo domingo, Coelho votará em Geraldo Alckmin.
Um voto para a esquerda e outro para Bolsonaro
Como registramos há pouco, Jair Bolsonaro disparou no Nordeste.
O Antagonista conversou com candidatos — de vários partidos — que estão em campanha pela região e ouviu deles que há “fenômenos interessantes acontecendo”.
Os políticos estão observando que há eleitores em Pernambuco, por exemplo, que votarão em Paulo Câmara (PSB) para o governo e em Bolsonaro para presidente; no Maranhão, em Flávio Dino (PC do B) e em Bolsonaro; e no Piauí, em Wellington Dias (PT) e em Bolsonaro.
Datafolha: Bolsonaro cresce entre eleitores de todas as escolaridades
O Datafolha publicou hoje mais um desdobramento de sua pesquisa divulgada ontem, que mostra o crescimento de Jair Bolsonaro entre eleitores de todas as escolaridades.
Os eleitores com ensino superior dão maior vantagem ao presidenciável do PSL. O percentual de Bolsonaro nesse segmento era de 37% na sexta passada e saltou para 44% ontem.
No eleitorado de menor escolaridade, Fernando Haddad vence, mas o deputado encostou. O petista oscilou um ponto, de 27% para 28%, enquanto Bolsonaro cresceu de 18% para 23%.