Cenário de recuperação econômica está consolidado para 2018, mas a continuidade dessa retomada ainda é dúvida após as eleições

Publicado em 20/11/2017 14:54
Cenário positivo também deve ser observado na pecuária, após um ano com queda no consumo de quase todas as proteínas animais, exceção apenas para o ovo

Alexandre Mendonça de Barros, analista da MBAgro, avalia a recuperação econômica do Brasil como "sólida", devendo se estender ao longo de 2018. Para 2019, uma continuidade, segundo ele, "depende de quem será eleito" para a presidência do país.

Mendonça de Baros visualiza um desemprego em queda, a queda dos juros e o aumento do consumo de produtos dependentes de crédito como propulsores dessa recuperação. Para o setor das proteínas animais, ele também aponta uma recuperação no consumo. "Só para citar o leite, a oferta cresceu 7% nesta ano, segundo o IBGE", conta o analista.

O analista da MBAgro acredita, também, que é hora de os produtores começarem a investir em sua produção. Devido à queda importante nos preços dos grãos em 2017, a reposição foi mais barata e o potencial é de que, com a expectativa de uma grande oferta mundial destes mesmos grãos, os custos devem continuar favoráveis ao setor pecuário. Contudo, a indefinição política deve ser um ponto de atenção. "Não dá para fazer grandes investimentos, mas dá para encarar um cenário um pouco melhor", acrescenta.

A questão em torno do frigorífico JBS colaborou para que os concorrentes aumentassem seu posicionamento, com um crescimento nos abates. O frigorífico, por sua vez, retoma seus negócios e deve seguir atuando de maneira positiva.

Por fim, Alexandre Mendonça de Barros diz que a MBAgro aposta em um crescimento de 3,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no próximo ano.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia rejeita apelo de Trump para trégua na Ucrânia, mas está pronta para negociações
Ibovespa oscila pouco nos primeiros negócios após Natal
China revisa para cima PIB de 2023 mas vê pouco impacto no crescimento de 2024
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
undefined