Impeachment são favas contadas, mas o que vem depois?

Publicado em 15/04/2016 13:51
Direto de Brasília, João Batista Olivi traz as últimas novidades sobre o processo de votação do Impeachment da presidente Dilma Rousseff

Com a possibilidade de sofrer o impeachment cada vez mais próximo, a presidente Dilma Rousseff e sua equipe de ministro poderão deixar seus cargos dando espaço para um novo governo.

"Se Dilma descer a rampa, todos os outros ministros descem com ela, inclusive a senadora Kátia Abreu (Ministério da Agricultura). Então o questionamento era de ela deveria voltar para a CNA (Comissão Nacional da Agricultura) onde é presidente licenciada", explica o jornalista João Batista Olivi.

Para questionar o setor sobre o retorno da senadora, o Notícias Agrícolas realizou uma enquete com os produtores rurais, visto que a CNA e as Federações dos estados já se posicionaram a favor do impeachment, enquanto que Kátia Abreu permanece em apoio a Dilma.

Foram 317 participações, sendo que a maioria (97,8%) 310 votos contra o retorno de Kátia Abreu a CNA. Apenas 2,2%, o equivalente a 7 votos gostariam de ver a senadora liderando a entidade novamente.

"Essa pesquisa mostra que o produtor rural é uma classe diferente da sociedade, independente e livre para fazer suas escolhas. Então essa característica de liberdade perseguida pelo produtor rural faz dele uma pessoa com mais consciência cidadã", destaca Olivi.

Placar do Impeachment

A votação que está marcada para o próximo domingo já tem um grande apoio em favor do impedimento de Dilma. Segundo levantamento da Revista Veja, dos 513 deputados, 344 deles já se posicionaram favoráveis, enquanto que 125 estão contra o processo. Além disso, 21 deles estão indecisos e 23 não responderam.

Para a aprovação são necessários 342 votos. Assim, se a votação ocorresse hoje, o processo seria aprovado e encaminhado ao Senado.

No Senado, dos 81 senadores, são necessários 41 votos favoráveis. De acordo com levantamento do jornal Folha de S.Paulo, 44 deles já declararam seu voto pró-impeachment, o que daria em definitivo a vitória a oposição.

 

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined