Norte do PR ganha 15 dias na janela do milho safrinha com regularidade das chuvas de verão

Publicado em 26/10/2015 13:09
Norte do PR ganha 15 dias na janela do milho safrinha com regularidade das chuvas de verão. Região já recebeu cerca de 1400 mm de chuvas e registra um dos melhores anos sobre os níveis de umidade para a cultura da soja, que já tem o plantio muito avançado, com quase 80% concluído. Dúvida está agora sobre a fixação dos preços de ambas as culturas.

Clique aqui para baixar este vídeo do João Batista Olivi. Compartilhe com seus amigos no whatsapp e redes sociais.

Com o plantio de soja adiantado em relação ao ano passado, o Paraná tem pouco mais da metade da área cultivada, segundo o último levantamento divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral).

O estado foi beneficiado por chuvas abundantes no início da atual temporada 2015/16, e em função das boas condições climáticas os produtores do norte do Paraná poderão ganhar 15 dias na janela de plantio do milho safrinha.

Segundo levantamento da cooperativa integrada de Cornélio Procópio (PR) de janeiro a novembro choveu 1.430 mm, quase o total registrado em todo o ano passado.  "Os agrônomos da integrada estão dizendo que será possível fazer safrinha de milho com tranqüilidade e diminuir a questão do trigo". Com isso, "só resta uma dúvida para os produtores que é quanto à questão da fixação de preços", ressalta o jornalista João Batista Olivi.

De acordo com levantamento da cooperativa, cerca de 40% da safra já foi negociada antecipadamente na média de R$ 70,00/sc. Mas, as incertezas quanto à taxa do câmbio no médio e longo prazo tem diminuído o ritmo das negociações.

"Temos boas informações a respeito de safra, mas não dá para garantir essa vantagem em termo de receita", destaca João Batista que está no estado para acompanhar o projeto No Caminho da Soja realizado pela Aprosoja Brasil e Paraná.

Por: João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado
Ucrânia diz que Rússia disparou "novo" míssil; acusações de que era um ICBM são contestadas
Presidente do Fed de Chicago diz que pode ser necessário diminuir ritmo de cortes de juros
undefined