Brasil tem cenário político menos turbulento e momento já reflete em um dólar mais pressionado; atenção na comercialização e compra de insumos

Publicado em 09/04/2015 09:05
No Brasil, a perspectiva de um cenário mais tranquilo na cena política pressiona o dólar frente ao real. Estabilidade trouxe algum equilíbrio ao mercado, porém, movimento pode ser passageiro. Para o produtor brasileiro, momento é de atenção, principalmente na compra dos insumos. Veja os comentários de Telmo Heinen.

O dólar caiu quase 2,5% antes o real nesta quarta-feira (08), refletindo uma percepção mais positiva do quadro político local após o vice-presidente da República, Michel Temer, assumir a articulação política do governo e firmar acordo com líderes do Congresso para apoiar o ajuste fiscal.

Temer substituiu o ex-ministro Pepe Vargas, que na noite de quarta convocou uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto para declarar o convite da Presidente Dilma Rousseff em assumir o cargo de Secretário de Direito Humanos, no lugar de Ideli Salvatti. 

Pouco depois afirmou aos jornalistas que a decisão do comando da Secretária de Direitos Humanos ainda não tinha sido confirmada. Mas, no final da noite o Planalto afirmou a ida de Vargas a Secretária.

Para o analista em comercialização, Telmo Heinen, a estabilidade política proporcionou maior equilíbrio ao mercado - mesmo com as aprovações que afirmam a derrota do PT – com isso, o câmbio pode alcançar os R$ 2,60 a R$ 2,80.

Porém, as discussões polêmicas "só serão votadas na semana que vem, e até lá essa aparente calma vai manter as coisas no equilíbrio", explica Heinen.
Com possível desvalorização do dólar, caso as condições políticas continuem apresentando estabilidade, a orientação do consultor é que os produtores "vão realizando médias, vendendo e comprando parcelado, e a longo prazo os preços podem subir em função do plantio dos americanos", ressalta.

Nessa perspectiva o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), traz nesta quinta-feira (09) seu novo boletim mensal de oferta e demanda e as expectativas do mercado apontam para uma redução dos estoques finais norte-americanos de soja e uma manutenção para os estoques mundiais. Além disso, chegam ainda os números atualizados das vendas semanais para exportação também trazidos pelo departamento agrícola norte-americano.

"O número dos estoques são mais importantes para os especulados, porque o que interessa mesmo é a produção. Então a expectativa de produção que influenciara no estoque de amanha ou depois. Sempre lembrando que as pessoas tem que fazer analise considerando que o estoque divulgado é do dia 31 de agosto", 

Sendo assim, os estoques podem aumentar mesmo que não tenha aumento de produção, haja vista que o baixo consumo contribui para o acumulo da produção.

 

Royalties

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve decisão de liminar que proíbe a Monsanto de cobrar royalties de soja transgênica Intacta RR2 na moega, ou seja, ao dar entrada da produção nos armazéns.

A ação foi motivada pelo sindicato rural de Sinop (MT), considerando que a multinacional realizava cobrança duplicada sobre a produção. A decisão é valida apenas para o Estado do Mato Grosso, mas já abre precedente para que outros sindicatos e estados.

Contudo, Telmo lembra que a Monsanto tem o direito de recorrer a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, e que o momento é de aguardar.

Por: Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes
Vice do BCE indica corte de juros em setembro, com foco em previsões
Minério de ferro atinge mínima de 3 meses com perspectiva de demanda fraca da China