Colheita de café deve adiantar em 30 dias e expectativa é de maior produtividade e melhor qualidade do grão. Cooxupé deve receber 6 mi/scs
As condições climáticas na safra 2016/17 proporcionaram um bom desenvolvimento dos grãos de café e a perspectiva é de que a colheita antecipe até 30 dias, superando a do ano passado em volume e qualidade.
Nas últimas duas colheitas, os danos decorrentes do tempo seco e quente resultaram em grãos menores. Neste ano a expectativa da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé) é receber grãos com peneiras maiores, totalizando 6 milhões sacas a produção dos cooperados, 1 milhão acima do registrado na temporada passada.
“Essa antecipação é pequena e não nos preocupa, o que importa mesmo é a qualidade dos grãos que estão muito bons”, ressalta o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino.
Esse aumento é conseqüência das chuvas abundantes no período de formação dos grãos, após duas safras afetadas fortemente pela seca. Além do aumento na produção, o presidente, ressalta a importante de melhorar a qualidade do produto e atingir novos mercados.
"Um café de boa qualidade tem uma grande diferença na xícara, mas a matéria prima representa pouco em relação ao preço que é pago pelo café. Pagar um pouco mais pela saca compensa, porque o resultado na xícara será muito maior", ressalta Paulino.
Preços
Os fundamentos apontam um bom ano para o produtor de café brasileiro. Apesar da safra maior, a alta demanda pelo grão em todo o mundo deve absorver o volume produzido.
Além disso, estoques de café do Brasil poderão cair a níveis extremamente baixos em 2017, assim como em neste ano.
Feira do Cerrado
A Cooxupé realiza entre os dias 06 e 07 de abril, em Coromandel (MG) a 1ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas do Cerrado Mineiro. O evento deve receber cerca de 3 mil cafeicultores, com expectativa de movimentar R$ 24 milhões em negócios.
O Cerrado mineiro é atualmente responsável por 12,7% da produção de café no país e 25,4% em Minas Gerais. A região se destaca pela produção de café com qualidade diferenciada, registrando uma área de 102 mil hectares de café certificado.