ABRAVES 2015: Alimentação líquida pode ser alternativa para redução de custos na suinocultura
Os suinocultores estão investindo em alimentação liquida nos planteis com objetivo de reduzir os custos e melhorar a eficiência na conversão alimentar.
As novidades estão sendo apresentadas no 17º Congresso da ABRAVES, promovido pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos, que acontece entre os dias 20 a 23 de outubro em Campinas (SP).
Segundo o produtor, Arie Willem Bronkhorst, neste sistema "o suíno consome a mesma quantidade de ração que é administrada no sólido, só que agora é feita uma sopa de forma automática com 25% de seco e o restante de água", explica.
Com a máquina é possível controlar a quantidade exata que será destinado a cada grupo de animal, garantindo uma redução no desperdício dos matérias e um ganho de peso mais rápido.
Além disso, a alimentação líquida permite que os produtores utilizem outras matérias primas, "fugindo da tradicional ração com soja e milho", como por exemplo, sobras de alimentos orgânicos.
A busca por otimização de custos é essencial em momentos como o que passa o Brasil, onde a crise afeta o consumo de alimentos e as incertezas econômicas influenciam nos preços e onerações dos produtores.