Corte nas chuvas e ataques da cigarrinha do milho derrubaram média de produtividade do milho safrinha em Araguari (MG)
Corte nas chuvas e ataques da cigarrinha do milho derrubaram média de produtividade do milho safrinha em Araguari (MG)
A colheita do milho safrinha em Araguari, Minas Gerais, terminou com média de produtividade abaixo do esperado, segundo o diretor técnico da Agro Líder Consultoria Agronômica, André Luiz Souza. Ele explica que a expectativa era de uma média geral para o Município de 130 a 140 sacas por hectare, mas que, ao final da colheita, a média geral fechou em 100 sacas por hectare.
Souza destaca que o clima pesou para que a produtividade diminuísse, já que a última chuva nas lavouras foi em abril, e depois disso, entrou o período de polinização e até a colheita, não choveu mais. Houve também ataques severos da cigarrinha do milho, com alguns produtores precisando fazer até nove entradas nas lavouras para tentar combater a praga.
O especialista detalha que as margens para o produtor em relação ao milho segunda safra devem ser apertadas, e que alguns podem sair até no vermelho. Em relação à preparação ao plantio da safra de soja, Souza aponta que os trabalhos de aplicação de calcário e gesso no solo estão bastante adiantados.