Sem chuva desde 14 de abril, Nuporanga/SP registra grandes perdas no milho e no sorgo
Sem chuva desde 14 de abril, Nuporanga/SP registra grandes perdas no milho e no sorgo
A colheita de segunda safra já está em 90% na região de Nuporanga em São Paulo e os resultados de produtividade tanto para o milho quanto para o sorgo estão bastante inferiores ao esperado.
O Diretor do Sindicato Rural de Nuporanga/SP, Vinícius Bocalon, aponta que a última chuva significativa na região aconteceu no dia 14 de abril, o que prejudicou o desenvolvimento dessas lavouras.
A liderança relata que o milho plantado em fevereiro, dentro da janela ideal de cultivo, teve produtividades entre 50 e 80 sacas por hectare, enquanto o milho semeado já no mês de março teve médias entre 30 e 40 sc/ha. Já o sorgo, mesmo sendo mais resistente à seca, teve médias entre 30 e 45 sc/ha, também abaixo do esperado inicialmente.
Além de perder na produtividade, a comercialização também é um problema na região. Bocalon considera que, nessas produtividades e nos preços atuais do milho, os produtores não conseguem fechar seus custos e quem tem possibilidade de segurar as vendas está optando por deixar as vendas mais para frente apostando em preços melhores.
Confira a entrevista completa com o Diretor do Sindicato Rural de Nuporanga/SP no vídeo.