Colheita do milho safrinha chega a 50% no Pará, com perdas devido ao corte de chuvas e plantio fora da janela ideal
Colheita do milho safrinha chega a 50% no Pará, com perdas devido ao corte de chuvas e plantio fora da janela ideal
Em torno de metade das áreas de milho safrinha no Pará foram colhidas, de acordo com o vice-presidente da Aprosoja do Estado, Carlos Adelino Noimann. Ele explica que as áreas mais adiantadas são o Sul do Estado e a região da BR-163.
A liderança destaca que parte do cereal foi plantado fora da janela ideal, e que houve um corte nas chuvas, o que acabou prejudicando o desenvolvimento das plantas. Desta maneira, Ele aponta uma queda de cerca de 25% na produtividade, estimando uma média geral de produtividade para o Estado na casa das 70 a 80 sacas por hectare.
Sobre a preparação para as próximas safras, Noimann destaca que, para a soja, os produtores que se adiantaram nas compras estão mais tranquilos, e aqueles que deixaram para a última hora terão de arcar com um custo mais alto. Já para a safra de milho, o vice-presidente da Aprosoja Pará destaca que os produtores estão fazendo as contas na ponta do lápis, já que o valor de comercialização do cereal não está compensando frente aos custos de produção.