Araguari/MG estima perda de 30% no milho e tenta avançar colheita para não perder mais
Araguari/MG estima perda de 30% no milho e tenta avançar colheita para não perder mais
A região de Araguari em Minas Gerais deverá perder, pelo menos, 30% da produtividade esperada na segunda safra de milho após sofrer com condições climáticas adversas e alta pressão de doenças.
O Diretor Técnico Comercial da Fazenda Quilombo, Ricardo Minoro, explica que a região contabilizou quase 50 dias sem precipitações e alto índice de viroses nas lavouras, o que tem causado morte-súbita e tombamento das plantas.
De acordo com Minoro, as perdas podem ficar ainda maiores caso ocorram ventos no município, que tombem mais áreas. Diante desse cenário, os produtores da região estão buscando antecipar os trabalhos de colheita para evitar novos danos.
Outra preocupação tem sido as condições de mercado. Na visão do diretor, os altos custos de produção, a quebra estimada e os atuais patamares de preços do milho devem representar margens muito apertadas, ou até mesmo negativas, para os produtores.
O quadro para a próxima safra de soja 2024/25 também preocupa na região, com custos de produção elevados e preços da oleaginosa menores do que o esperado segurando as negociações de insumos para a próxima temporada.
Confira a entrevista completa com o Diretor Técnico Comercial da Fazenda Quilombo no vídeo.