Colheita do milho safrinha em Darcinópolis (TO) termina registrando boas médias de produtividade
Colheita do milho safrinha em Darcinópolis (TO) termina registrando boas médias de produtividade
Em Darcinópolis, no Tocantins, a colheita do milho safrinha foi finalizada há cerca de 10 a 15 dias, segundo o engenheiro agrônomo que atua em uma área no Município, Marcílio Fernandes Marangoni. A média de produtividade, segundo o especialista, foi boa e dentro do esperado, na casa das 100 a 110 sacas por hectare.
Marangoni detalha que, com a queda dos preços do cereal, atingindo atuais R$ 40,00/sc para granjas a R$ 47,00/sc para exportações, parte dos produtores locais vão conseguir "empatar" com os custos de produção, e quem conseguiu travar negociações antecipadas e otimizar os custos, terá alguma margem de lucro, ainda que apertada.
Para preparação para o plantio da soja, Marangoni explica que os produtores do Município estão, de certa forma, desanimados com o ciclo, já que os preços da oleaginosa também cederam. "Alguns produtores já compraram os insumos, mas boa parte vai comprar aos poucos, observando alguns momentos de alta pontual na soja ou queda de preço de algum insumo específico", disse.