Com atraso no plantio da safrinha de milho em São João (PR), parte da área do cereal foi ocupada pelo feijão, segundo liderança
Com atraso no plantio da safrinha de milho em São João (PR), parte da área do cereal foi ocupada pelo feijão, segundo liderança
A produção de milho safrinha em São João, no Paraná, foi menor neste ano de 2023, segundo o presidente do Sindicato Rural do Município, Arceny Bocalon. Ele conta que devido ao atraso de cerca de 20 a 25 dias no plantio do cereal, ligado ao atraso na colheita da soja, produtores ocuparam parte da área destinada ao milho com outros cultivos, principalmente o feijão.
De acordo com ele, no ano passado foram semeados 2.000 hectares de milho safrinha em São João, e este ano, esta área caiu para 500 hectares. A produtividade também foi menor, resultado do plantio em atraso e também do menor uso de tecnologias nas lavouras. “Esperava-se cerca de 80 sacas por hectare de milho, mas a média de produtividade neste ano foi em torno de 55 sacas por hectare”, contou.
Em contrapartida, a área de feijão, segundo Bocalon, cresceu em torno de 70%, chegando a 7.000 hectares, com uma produção na casa das 140 mil toneladas. Outros cultivos destacados pela liderança neste ciclo foram o milho silagem com produtividade de mais de 112 mil toneladas para atender à produção leiteira da região, além do trigo e da canola, esta última sendo uma aposta pelo menor custo de produção.