Em Santo Ângelo (RS), soja e milho segunda safra tiveram quebra de 40% devido à estiagem
Em Santo Ângelo (RS), soja e milho segunda safra tiveram quebra de 40% devido à estiagem
A estiagem no Rio Grande do Sul fez com que a safrinha de milho e a de soja em Santo ngelo, na Região das Missões, tivessem quebra de cerca de 40%. As informações são do presidente do Sindicato Rural do Município, Laurindo Nikititz.
Ele explica que ambas culturas já foram colhidas e, no caso do milho, a média de produtividade está entre 40 a 50 sacas por hectare. Em relação à soja, esta média ficou entre 30, 35, até 40 sacas por hectare.
“No caso do milho, como o preço do grão baixou bastante e o nosso inverno por aqui é chuvoso, deixando a umidade da espiga alta no momento da colheita, este ano boa parte da produção foi destinada para silagem de gado”, disse Nikititz.
Em relação ao trigo, ele detalha que as lavouras foram bem implantadas, com desenvolvimento dentro da normalidade e bom estande. “Por causa da umidade, há alguns casos de doenças fúngicas ou de lagartas, mas isso o produtor já está fazendo o manejo para controlar. Preocupa a situação do El Niño quando chegar o período da colheita do trigo, que pode trazer efeitos que diminuam a qualidade dos grãos”, apontou a liderança.