Produtores de Marechal Cândido Rondon (PR) de olho no clima para o milho safrinha, com previsão de frio pela frente
Podcast
Produtores de Marechal Cândido Rondon (PR) de olho no clima para o milho safrinha, com previsão de frio pela frente
A expectativa da média de produtividade do milho safrinha em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, é boa, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Edio Luiz Chapla, chegando a 110 sacas por hectare. Entretanto, há uma preocupação com a exposição de parte das lavouras à possibilidade de geadas.
Ele explica que, atualmente, 65% das lavouras estão em fase de maturação fisiológica, enquanto o milho que foi plantado mais tarde, entre o final de fevereiro e o começo de março, está em fase de enchimento de grãos, exposto às intempéries climáticas.
“Temos previsão para baixas temperaturas, mas nada de geada no radar, por enquanto. Entretanto, já vimos geadas chegarem em junho, então é algo que segue preocupando”, afirma.
Sobre a preparação para a safra de soja, a queda nos preços da oleaginosa, ainda que tenha havido recuo também no preço dos insumos, preocupa pela relação de troca. “A esta altura do campeonato, o produtor aqui de Marechal já estaria com todos os insumos comprados. Hoje o que vemos é cerca de 50% que já está com tudo comprado, 40% que comprou parcial (semente e adubo, por exemplo), e 10% que ainda não se garantiu, esperando os preços dos insumos baixarem mais”, disse.