Média de produtividade da safrinha de milho em LEM (BA) deve ser boa, mas não cobre os custos, diz liderança
Podcast
Média de produtividade da safrinha de milho em LEM (BA) deve ser boa, mas não cobre os custos, diz liderança
A safrinha de milho em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, deve ter boa média de produtividade,d e acordo com a presidente do Sindicato Rural local, Greice Kelli Fontana. Ela explica que as áreas de sequeiro devem ter média de produtividade de 180 sacas por hectare, e as irrigadas, 190. Entretanto, para cobrir os custos de produção, seria necessário uma produtividade de 220 sacas por hectare.
"Agora o produtor vai segurar este milho que está sendo colhido na expectativa de preços melhores, porque não vai fechar a conta", afirma.
Houve aumento expressivo na área de milho safrinha na região, conforme a liderança, que saiu de 190 mil hectares de sequeiro para 220 mil hectares, e nas áreas irrigadas, passou de 37 mil hectares para 40 mil hectares.
Este aumento, de acordo com a presidente do Sindicato, veio em função da necessidade de rotação de cultura e formação de palhada, além do incentivo em função do preço do milho que era visto antes da implantação da safrinha, muito diferente do que se vê hoje, em queda.