Em Cascavel (PR) a safrinha de milho tem bom desenvolvimento, mas produtor não deve ter margens de lucro, aponta liderança local
Podcast
Em Cascavel (PR) a safrinha de milho tem bom desenvolvimento, mas produtor não deve ter margens de lucro, aponta liderança local
A safrinha de milho em Cascavel, no Paraná, segue dentro da normalidade, de acordo com o diretor do Sindicato Rural local, Modesto Félix Daga. Ele explica que a média de produtividade esperada é dentro do usual para o Município, entre 110 a 115 sacas por hectare.
Conforme ele explica, a maior parte da área plantada foi semeada dentro do período correto de zoneamento para a cultura, e o clima vem contribuindo para o bom desenvolvimento. O que preocupa é a possibilidade de ocorrência de geada nos próximos 40 dias, o que traria perdas significativas, de acordo com Daga. Após este período ,o milho já estaria mais resistente.
Apesar da boa produtividade, os custos de produção para a implantação desta safrinha, comparados ao atual preço de venda (em torno de R$ 45,00 por saca, segundo Daga), não devem trazer rentabilidade ao produtor. O diretor do Sindicato Rural explica que, para cobrir os investimentos e os custos de depreciação, será necessário que o produtor desembolse o equivalente a 108 sacas de milho .
“Isso é preocupante, porque já vimos de quebras anteriores, fazendo com que o produtor esteja com fundo de caixa limitado. Com mais este problema, a manutenção de máquinas e implementos, assim como o investimento em insumos e tecnologias para as próximas safras, devem ser limitados”, disse.