Falta de chuvas neste mês em Mineiros (GO) preocupa produtor em relação ao final do desenvolvimento do milho safrinha
Podcast
Falta de chuvas neste mês em Mineiros (GO) preocupa produtor em relação ao final do desenvolvimento do milho safrinha
Com o atraso no plantio da safrinha de milho e a falta de chuvas neste mês de maio, a média de produtividade para o cereal em Mineiros, Goiás, deve ser menor do que o usual para a região. Segundo o produtor rural local, Ionaldo Morais Vilela, quando o plantio todo ocorre dentro da janela ideal e o clima colabora, a média geral fica entre 150 a 160 sacas por hectare, mas este ano, a média deve ser de 130 a 135 sacas por hectare.
De acordo com Vilela, houve um atraso em torno de 10 dias devido ao alongamento do ciclo da soja, o que fez com que entre 15% a 20% das áreas de milho ficassem fora da janela de plantio.
“Cerca de 90% do milho aqui já está formado, mas 10%, que é aquele milho plantado mais tarde, ainda precisa de água para finalizar o desenvolvimento. As chuvas começaram a escassear no final de abril, e em maio, não choveu nada por aqui”, disse.
Outras preocupações também entram na conta, segundo Vilela, como o preço de venda baixo, que deve fazer com que muitos produtores que não travaram negócios antecipados fiquem no prejuízo, e também a logística. “Ainda tem muita soja parada aqui, e quando começar a colheita do milho, vai faltar espaço. Aquele produtor que não tem armazém ou silo bag na propriedade e tiver que pagar para armazenar em outro lugar, vai ficar ainda mais pressionado”, conta.