Milho safrinha em Itambaracá (PR) está em fase de enchimento de grãos, mas falta de chuvas preocupa produtor
O plantio da safrinha de milho em Itambaracá, no Paraná, foi realizado com certo atraso e em solo com muita umidade, após cerca de 12 a 15 dias de chuva intensa que atrapalhou a colheita de soja no Município, segundo o produtor rural Mário Teixeira Marinho Neto.
Ele explica que, devido ao solo encharcado, parte do milho acabou germinando duas vezes, o que pode gerar uma diminuição na média de produtividade em torno de 20%. Apesar desta perspectiva, Marinho afirma que ainda é cedo para estimar qual será a média de produtividade geral em Itambaracá, já que parte das plantas está em fase de pendoamento ou enchimento de grãos.
"Depois do plantio com a terra muito úmida, as chuvas cortaram aqui no Município, e não chove há cerca de 20 dias", explica, citando a preocupação dos produtores locais, uma vez que a fase de enchimento de grãos depende de chuvas para que haja ganho de peso.
Sobre contratos antecipados, Marinho conta que este ano os produtores ficaram reticentes em travar negócios em contratos futuros, já que as perdas da safrinha de 2021 tiveram que ser quitadas em 2022 pela falta de grãos.