Milho safrinha em Tapurah (MT) deve ter boa produtividade, mas preços de venda não devem ser remuneradores, devido aos custos de produção
Podcast
Milho safrinha em Tapurah (MT) deve ter boa produtividade, mas preços de venda não devem ser remuneradores, devido aos custos de produção
Apesar da expectativa de uma boa produtividade na safrinha de milho em Tapurah, no Mato Grosso, a relação de troca entre os custos para a implantação da cultura e os preços de venda do cereal não devem trazer remuneração, segundo o produtor rural do Município, Silvésio de Oliveira.
Ele explica que o milho foi, em sua maioria, plantado dentro da janela ideal, e o que foi plantado mais cedo já se encontra em fase de maturação, e os plantados mais tarde, em enchimento de grãos. "O clima tem contribuído, as chuvas vieram em bons volumes, e não tivemos pressão forte por pragas ou doenças", disse.
A média de produtividade esperada para esta safrinha, conforme diz Oliveira, é de 120 sacas por hectare, mais do que o usual para a região, que é na casa das 100 a 110 sacas por hectare. Entretanto, o produtor detalha que os preços de venda do cereal, quando comparados aos custos de produção não devem remunerar. "Aqueles produtores que conseguirem empatar, ficar no zero a zero, estão em vantagem, porque a conta não vai fechar para muita gente", disse.
Outra preocupação para os produtores rurais da área é o sistema de armazenagem deficitário e a logística. Oliveira conta que muitos produtores já estão investido em silo bolsa e preocupados com o transporte dos grãos, antecipando que os preços de frete deverão aumentar com a demanda.