Com vendas lentas da soja, há previsão de problemas para armazenar o milho safrinha em Ipiranga do Norte (MT)
Podcast
Com vendas lentas da soja, há previsão de problemas para armazenar o milho safrinha em Ipiranga do Norte (MT)
Os baixos preços de venda da soja acabaram fazendo com que grande parte da oleaginosa colhida na safra em Ipiranga do Norte (MT) ficasse parada no sistema de armazenamento do Município. De acordo com a presidente do Sindicato Rural local, Karine Souza, a preocupação, para além dos valores, é se haverá espaço para o milho safrinha após a colheita, prevista para terminar no início de julho.
Ela explica que, segundo informações do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), há um déficit de armazenagem local em torno de um milhão de toneladas. "Já estamos orientando os nossos produtores a comprarem o silo-bolsa para ter como armazenar o milho quando for colhido, para que não fique grande parte a céu aberto", explica.
Sobre a média de produtividade do cereal, ela explica que ainda é muito cedo para se fazer previsões, mas que deve haver uma boa produtividade, uma vez que o plantio foi realizado dentro da janela ideal, não há pressão por pragas e doenças, e o clima segue contribuindo para o desenvolvimento das plantas.
A preocupação com o armazenamento se junta à relação de troca em relação aos preços de venda, tanto da soja quanto do milho, frente aos custos de implantação das lavouras na região. "Vendo o quanto se investiu em insumos e os preços que temos agora, a conta não vai fechar", disse a presidente do Sindicato Rural.