Safrinha de milho segue em desenvolvimento em Nova Mutum (MT), com 50% das áreas com as plantas em fase de pendoamento

Publicado em 05/04/2023 10:09 e atualizado em 05/04/2023 11:23
Com as chuvas nas lavouras de soja, houve atraso de cerca de 10 dias na implantação do milho; ataques de lagartas se cigarrinhas são pontuais
Paulo Zen - Presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT

Podcast

Safrinha de milho segue em desenvolvimento em Nova Mutum (MT), com 50% das áreas com as plantas em fase de pendoamento

 

Apesar de ter havido um atraso de cerca de 10 dias para o plantio da safrinha de milho em Nova Mutum, no Mato Grosso, a cultura segue com bom desenvolvimento, com o clima contribuindo trazendo chuvas para a região. De acordo com o presidente do Sindicato Rural do Município, Paulo Zen, atualmente cerca de 50% das áreas já estão com as plantas em fase de pendoamento. 

"Tivemos alguns problemas pontuais com a cigarrinha e alguns ataques de lagarta. Para o manejo contra a lagarta, especificamente, foi necessário mais entradas para aplicações, e em algumas ocasiões, houve dificuldade de encontrar o produto adequado, porque estava em falta", disse a liderança. 

Sobre a expectativa de produtividade, Zen explica que ainda é cedo para estimar e citar números. Ele detalha que o excesso de chuva no milho que foi plantado primeiro, cerca de 30% das áreas, podem sofrer alguma perda na qualidade dos grãos mais adiante, prejudicando a média. "Acreditamos que possa haver uma manutenção na média que foi vista na safrinha do ano passado, que foi de 118 sacas por hectare", afirmou.

Em relação à soja, apesar de a cultura ter se estendido e as chuvas terem ocorrido com certa intensidade no período de colheita, a safra foi considerada como ótima pelo presidente do Sindicato, com uma média de produtividade de 59 sacas por hectare, em torno de duas sacas a mais do que a média comum para a região.

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

B3 antecipa movimento de queda dos preços do milho que ainda não apareceu no mercado físico
Demanda por milho segue forte nos EUA e cotações futuras começam a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
undefined