Sorriso/MT começa colheita com alta produtividade, mas se preocupa com logística para armazenar e distribuir os grãos

Publicado em 20/06/2022 10:44 e atualizado em 20/06/2022 11:18
Presidente do Sindicato Rural destaca que armazéns ainda estão com soja e há pouco espaço para alocar a alta produção da safrinha de milho
Silvano Felipetto - Pres. Sind. Rural Sorriso/MT

Podcast

Sorriso/MT começa colheita com alta produtividade, mas se preocupa com logística para armazenar e distribuir os grãos

A colheita da segunda safra de milho já avançou para 30% das lavouras em Sorriso no Mato Grosso após boas condições de secagem dos grãos nos últimos dias. Até esse momento, os rendimentos obtidos pelos produtores estão elevados. 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT, Silvano Felipetto, as produtividades dessas lavouras iniciais estão entre 110 e 160 sacas por hectare, registrando média de 130 sc/ha. Para o restante da colheita, é esperado uma redução nesse patamar, já que os milho semeados após 10 de fevereiro sofreram com a falta de chuvas ao longo do ciclo. 

A grande preocupação no momento é para a questão logística de armazenamento e distribuição desses grãos. A liderança destaca que já há milho para fora dos armazéns, que estavam cheios de soja, e que o escoamento da produção via BR-163 é difícil e perigoso. 

Entre as alternativas possíveis está o investimento em sistemas de armazenamento dentro das próprias propriedades e o aguardo pela duplicação da BR-163 e da chegada de outros modais como ferrovias e hidrovias. 

De olho no mercado, o presidente relata que, ao menos 50% da produção já havia sido negociada antes do início da colheita e que novas comercializações seguem acontecendo com produtores aproveitando os bons preços e já se preparando para as próximas safras que vão vir pela frente. 

Para a safra de soja 2022/23, Felipetto conta que muitos produtores já estão comprados e recebendo seus fertilizantes, químicos e sementes. Já para a safrinha de milho de 2023 a preocupação é maior, já que quase ninguém fechou compras de insumos. 

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3