Palotina/PR perdeu cerca de 60% do milho após falta de chuvas e geadas

Publicado em 01/09/2021 10:28 e atualizado em 01/09/2021 11:05
Diminuição da produção afeta os produtores que não conseguem cumprir seus contratos e consumidores de ração para produção de proteínas que não encontram o produto no mercado
Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR

Podcast

Entrevista com Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR sobre a Safra de Milho

Restando apenas 5% das lavouras para encerrar a colheita da segunda safra de milho em Palotina no Paraná, os produtores da região vão contabilizando suas produtividades e confirmando a expectativa de quebra de safra após as dificuldades climáticas.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR, Edmilson Zabot, a falta de chuvas no começo do cultivo e as geadas mais severas dos últimos anos impactaram as lavouras do município e derrubaram as produtividades das estimadas entre 115 e 123 sacas por hectare para resultados variando entre 45 e 49 sc/ha.

Essa situação foi prejudicial para os produtores do grão, que não conseguiram cumprir todos os contratos que já estavam firmados, mas também para o restante da cadeia, como os produtores de proteínas de frango, suíno, peixe e leite da região, que não encontram o cereal no mercado para suas rações.

Apesar desse cenário triste, Zabot ressalta que o produtor não pode parar e as atividades de preparação para a próxima safra de soja 2021/22 já começaram com dessecações e aplicações de defensivos nas lavouras.

A expectativa dos produtores é que as chuvas previstas para este começo de setembro se confirmem e garantam condições de plantio cedo, garantindo uma boa janela de semeadura também para o milho safrinha de 2022.

Confira a entrevista completa com o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportação de milho avançou na última semana, mas ainda segue 47% inferior à 2023
Nova Xavantina/MT entra na reta final de colheita com boas produtividades de milho e gergelim
USDA informa nova venda de milho a México nesta 2ª feira
Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago