Minas Gerais entra na reta final da colheita do milho com perda de 70% da produtividade

Publicado em 19/08/2021 10:18 e atualizado em 19/08/2021 10:54
Atividades devem se encerrar nos próximos 10 dias e confirmar grandes quebras de produção em função da falta de chuvas. Muitas lavouras não foram nem colhidas e as melhores áreas chegaram à, no máximo, 50 sacas por hectare
Rodrigo Otávio de Araújo Herval - Presidente da Comissão de Grãos da Faemg

Podcast

Minas Gerais entra na reta final da colheita do milho com perda de 70% da produtividade

Minas Gerais já colheu 80% das lavouras de milho segunda safra e deve encerrar suas atividades dentro dos próximos dias. Os trabalhos, que estão atrasados como reflexo do plantio mais tardio e da dificuldade de perda de umidade dos grãos, estão resultando em grandes perdas de produtividade.

Segundo o presidente da Comissão de Grãos da Faemg, Rodrigo Otávio de Araújo Herval, áreas que teriam potencial para produzir entre 100 e 120 sacas por hectare estão ficando com apenas 30 ou 40 sacas, outras nem são colhidas e os melhores talhões registram apenas 50 sacas. Sendo assim, a projeção da entidade é para perdas entre 60 e 70% na produção estadual.

A liderança destaca que as vendas antecipadas não estavam muito avançadas no estado, o que diminui o risco de não cumprimento de contratos já firmados, mas que vai haver poucos volumes para negociação em patamares elevados de preços.

De olho na próxima safra de soja 2021/22, Herval ressalta o aumento nos custos de produção que vão impactar os produtores, principalmente aqueles que não comprar seus insumos antecipados, e não acredita em um plantio antecipado devido as previsões climáticas de momento, posicionando a semeadura entre o final de outubro e o começo de novembro.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Comissão de Grãos da Faemg no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informou nova venda de milho a México nesta 2ª feira
Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta