Safrinha de milho em Mineiros (GO) pode ter quebra de 40% devido ao clima

Publicado em 08/07/2021 10:55
Geadas que atingiram os campos com o cereal plantado no tarde podem ter perdas de 80% ou sequer serem colhidas
Ionaldo Morais Vilela - Diretor do Sindicato Rural de Mineiros/GO

Podcast

Entrevista com Ionaldo Morais Vilela - Diretor do Sindicato Rural de Mineiros/GO sobre a Safra de Milho

 

Download

A colheita da safrinha de milho mal começou na região de Mineiros, Goiás, e uma quebra em torno de 40% já é esperada pelos produtores locais, segundo o diretor do Sindicato Rural do Município, Ionaldo Morais Vilela. 

Ele explica que a produtividade desta safrinha deve cair para 90 a 100 sacas por hectare, por enquanto, com a colheita tendo sido realizada em cerca de 5% das áreas. 

"O que impactou a safrinha foi mais a questão climática. O milho foi plantado atrasado, faltou chuva para o desenvolvimento no campo e agora, na semana passada, veio a geada e tem áreas que nem serão colhidas", disse. 

As perdas esperadas, de acordo com Vilela, podem fazer com que alguns produtores sequer consigam cumprir com os contratos estabelecidos anteriormente. "Geralmente, o produtor daqui trava cerca de 50% a 60% da produção, mas com essa redução na produtividade, esse percentual deve subir para 80%", afirmou.

Ele explica ainda que os contratos feitos em antecipação ficaram entre R$ 32,00 a R$ 40,00 por saca, valores que não são remuneradores. Além disso, o pequeno volume de milho disponível que deve sobrar para ser negociado nos atuais patamares de preço não deve ser suficiente para cobrir o rombo causado pelas perdas.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho acompanha Chicago e dólar e fecha 3ªfeira subindo na B3
Adapec apresenta resultado do monitoramento do complexo do enfezamento do milho para instituições parceiras no Tocantins
USDA informa venda de milho 23/24 para a Colômbia
Rally da Safra finaliza etapa do milho aumentando área plantada e produção nacional
Colheita do milho chega em 53% no Paraná e Deral indica produtividades variadas