Colheita do milho começa devagar em Palotina/PR e perdas devem ser grandes
A colheita da segunda safra de milho começou na última semana em Palotina no Paraná, mas teve que ser interrompida devido a chuva que chegou neste final de semana e derrubou as temperaturas na região.
Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR, Edmilson Zabot, chove desde domingo no município e a temperatura na manhã desta segunda-feira era de 8 °C, com previsões de mais frio nos próximos dias e alto risco para geadas.
A liderança destaca que as produtividades da safrinha já estavam muito prejudicadas devido a falta de chuvas ao longo de todo o ciclo da cultura, e que se ocorrerem geadas o nível de perdas será “absurdo” no município.
Com isso, a ideia que antes era de colher para cumprir os contratos já firmados e sobrar muito pouco para novas vendas nos patamares elevados de preços, já passa a ser de que haverá dificuldades para cumprir os compromissos firmados.
A preocupação se estende também para o setor de proteínas animais que consome este milho na região. Zabot aponta que o cenário já era pouco abastecimento, mas agora fica ainda pior e as integradoras vão precisar buscar alternativas para manter suas produções diante da quebra do milho.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR no vídeo.