Abramilho estimula produção no Nordeste com objetivo de atingir 5 milhões de toneladas em pouco tempo

Publicado em 18/06/2021 10:46 e atualizado em 18/06/2021 11:45
Programa de incentivos busca alavancar produção em estados como Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba
Cesário Ramalho - Presidente da Abramilho

Podcast

Abramilho estimula produção no Nordeste com objetivo de atingir 5 milhões de toneladas em pouco tempo

 

Download

A terceira safra de milho é produzida no Nordeste e vêm crescendo ano após ano tanto em área cultivada quanto em produção atingida. A Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho) enxerga grande potencial na região e tem estimulado novos produtores locais para entrar na atividade.

Segundo o presidente da Abramilho, Cesário Ramalho, o objetivo da entidade é que, em um curto espaço de tempo, o Nordeste contribua com a produção de 5 milhões de toneladas. Para isso, atua em estados como Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, além do Sergipe que já produz entre 600 e 700 mil toneladas.

Este crescimento pode abastecer o mercado regional, como o setor de aves, que é forte em Pernambuco e consome cerca de 900 mil toneladas, mas também chegar em outros estados brasileiros e até mesmo ter potencial de exportação, utilizando a proximidade com os portos nacionais como ponto forte.

Importação de Milho Transgênico dos Estados Unidos

Sobre a liberação da importação para o Brasil de milho transgênico dos Estados Unidos, a liderança diz ver o assunto com naturalidade, assim como já importamos o cereal do Mercosul em países como Paraguai e Argentina e que, a viabilidade da operação caberá à decisão individual de cada indústria.

Além disso, Ramalho acredita que essa situação possa abrir caminho para o próprio produtor brasileiro poder cultivar essas variedades no país, uma vez que são mais produtivas e atende a demanda da China, que hoje compra este produto dos Estados Unidos.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Abramilho no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti Borges
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do milho para 2025 são os melhores em 2 anos para vendas antecipadas
Chegada das chuvas aumenta a incidência da cigarrinha-da-pastagem
Demanda forte mantém milho com altas em Chicago nesta sexta-feira
USDA informa nova venda de milho à Colômbia nesta 6ª (20)
Futuros do milho abrem a 6ªfeira com altas em Chicago ainda sustentadas por boa demanda de grãos dos EUA
Radar Investimentos: Mercado de milho no Brasil apresenta um cenário misto
undefined