Sorriso/MT comemora chuva de domingo para o milho, mas lavouras ainda precisam de mais água

Publicado em 26/04/2021 11:26 e atualizado em 26/04/2021 16:45
Os 60% que foram plantados dentro da janela e já estão em pendoamento necessitam de mais precipitações agora, enquanto os 40% que ficaram fora do período ideal de semeadura vão precisar de chuva no começo de maio. Aumento no custo de produção preocupa para próximas safras
Silvano Felipetto - Pres. Sind. Rural Sorriso/MT

Podcast

Entrevista com Silvano Felipetto - Pres. Sind. Rural Sorriso/MT sobre as Realidades da Safra - Milho

 

Download

Apenas 60% das lavouras de milho safrinha foram plantadas dentro da melhor janela de cultivo, deixando os outros 40% para o mês de maio. Depois deste atrasado, foi a estiagem quem prejudicou o desenvolvimento das plantas. 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT, Silvano Felipetto, muitas regiões do município estavam à 30 dias sem chuvas até a que foi registrada no último domingo (25), mas ainda assim, não foi uma precipitação geral e algumas localidades seguem secas. 

Para estas lavouras semeadas dentro da janela, o período mais crítico de necessidade de água é agora, com as plantas em pendoamento, já para as demais, está fase será no começo do mês de maio. 

Outro problema que afreta está segunda safra é a presença de pragas como o percevejo barriga verde, que já demanda mais de 5 aplicações de fungicidas para controle, e a cigarrinha que está registrando aumento de pressão na região. 

Soja 

Após ter o plantio atrasado em mais de 20 dias, o que resultou em uma cumulo de semeadura no mesmo período, a safra verão 20/21 em Sorriso enfrentou excesso de chuvas no momento da colheita, o que atrasou ainda mais os trabalhos. 

Além do atraso, essas intempéries resultaram em perdas de produtividade entre 15 e 20% na safra do municio, que também sofreu com reflexo de doenças nas plantas. 

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safrinha conta com boas condições climáticas e preços do milho no Brasil têm semana de queda; Chicago de olho no Corn Belt
Incentivada pelo bom desempenho da safrinha, StoneX eleva previsão para produção total de milho no Brasil para 132,4 mi ton
Milho de Chicago ainda busca sequência de 50 anos com preços estagnados
Milho: Mercado futuro finaliza a sessão desta 5ª feira em campo misto na CBOT
Milho: mercado futuro milho avança na sessão desta 5ª feira em Chicago
Novas vendas de exportação dos EUA ajudam e milho fecha quarta-feira com altas em Chicago