Cruz Alta/RS já plantou 80% do milho verão com produtores tentando fugir de estiagem entre dezembro e janeiro
Podcast
Cruz Alta/RS já plantou 80% do milho verão com produtores tentam fugir de estiagem entre dezembro e janeiro
Os produtores de Cruz Alta no Rio Grande do Sul já semearam 80% das lavouras de milho verão e devem encerrar os trabalhos em até 15 dias. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta/RS, Daniel Jobim Badaraco, a ideia é fugir da previsão de estiagem entre dezembro e janeiro e viabilizar uma segunda safra de soja em 2021.
A liderança explica também que, a região é deficitária em estrutura de armazenagem então a colheita do milho deve ser feita antes da soja para evitar competições logísticas nos armazéns. O plantio da safra de soja verão deve acontecer a partir de 15 de outubro podendo se estender até 31 de dezembro.
As geadas que atingiram o estado durante o mês de agosto causaram alguns problemas nas áreas mais adiantadas de milho, mas não provocaram nenhuma morte, já que as plantas ainda estavam em um estágio bastante inicial. As perdas ficaram mesmo restritas ao trigo, que contabiliza quebra de até 70% na produção.
Animado pelo cenário de comercialização positivo, os produtores do município buscam oportunidades para vender antecipadamente o milho e a soja e, pelo menos, cobrir os custos de produção. Badaraco destaca que existe muita cautela nessas vendas, uma vez que na safra passada os valores da colheita foram mais elevados do que os ofertados na época do plantio.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta/RS no vídeo.
Leia Mais:
+ Plantio do milho avança no RS e algumas lavouras sofreram danos pela geada