Minas Gerais avança na colheita do milho e produtividade fica entre 15% e 20% menor do que safra passada
Podcast
Minas Gerais avança na colheita do milho e produtividade fica entre 15% e 20% menor do que safra passada
A colheita da segunda safra de milho em Minas Gerais está bastante desuniforme. Enquanto alguns produtores já encerraram seus trabalhos, outros ainda estão no começo das atividades, já que o plantio foi atrasado nesta temporada.
Segundo o presidente da Comissão de Grãos da Faemg, Claudionor Nunes de Morais, as duas primeiras etapas de plantio, entre o final de janeiro e começo de fevereiro, são as que normalmente produziriam mais, mas os resultados ficaram menores do que os da safra passada, 120/130 sacas por hectare contra 150/160 sacas nas melhores lavouras.
Já para as áreas semeadas na terceira e quarta parte da janela, os resultados estão semelhantes aos do ano passado, com produtividade de até 140 sacas por hectare nas propriedades com mais investimento e tecnologia.
Morais destaca ainda que as vendas futuras deste cereal, fechadas ainda em 2019, foram efetivadas com preços 15% maiores do que os da safra anterior, e que os patamares atuais são ainda maiores, o que beneficia aqueles produtores com capacidade de armazenagem dos grãos.
Confira a entrevista completa com o presidente da Comissão de Grãos da Faemg no vídeo.