Guaíra espera boa produtividade no milho safrinha para amenizar prejuízos após queda de 54% na soja
Podcast
Entrevista com Silvanir Rosset - Presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR sobre o Acompanhamento de Safra do Milho
O início da safrinha de milho sofreu com a falta de chuvas na região de Guaíra no Paraná. Durante a parte final dos trabalhos de plantio, em fevereiro, os produtores do município temiam pela capacidade produtiva das lavouras.
Porém, o clima se normalizou e agora as expectativas são boas para o milho. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR, Silvanir Rosset, os produtores precisam garantir boas produtividades e aproveitar as melhores janelas de negociação.
Atualmente, os preços giram na casa dos R$ 27,00, um patamar que ainda paga os custos de produção e propicia algum lucro, mas esse cenário tende a mudar. “De modo geral, que se precaveu com contratos bons, pensando em saldar suas contas, fez bom negócio porque a tendência do milho é cair o preço”, conta Rosset.
Já na soja, o cenário é mais preocupante, uma vez que a colheita já se encerrou e os agricultores registraram quedas de 54% na produtividade com relação ao ano passado, 30 sacas por hectare contra 65.
Além disso, os preços de venda na casa dos R$ 67,00 não conseguem cobrir os altos custos de produção e já começam a preocupar os produtores pensando na próxima safra de soja 2019/20.
“Com essa produção, quem tem alguma coisa ainda para negociar, infelizmente, vai sentir no bolso ter que comercializar nesse preço. No momento está todo mundo cauteloso e não sabe o que fazer. Alguns já fecharam insumos de fertilizantes, mas muitos estão esperando”, pontua o presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR.
Confira a entrevista completa no vídeo.