Milho: Lagarta do cartucho volta a preocupar produtores e perdas podem ultrapassar 50%

Publicado em 06/04/2018 11:23
Além da perda na produtividade, praga também afeta a qualidade das plantações de milho. Os produtores devem realizar um trabalho preventivo e integrado, através do monitoramento das áreas afetadas, para reduzir esse prejuízo, com o uso de manejo químico e cultural.
Confira entrevista com Fernando Arantes - Gerente de Marketing de Inseticidas da UPL

Nesta sexta-feira (6), o Notícias Agrícolas recebeu em seus estúdios o gerente de marketing de inseticidas da UPL, Fernando Arantes, para realizar um momento técnico a respeito do manejo da lagarta do cartucho.

Com a finalização do plantio do milho safrinha, os agricultores agora devem ter atenção ao manejo desta praga, que já é uma velha conhecida. Quando a tecnologia Bt começou a ser plantada, muitos acreditaram que não era mais necessário realizar a pulverização. Contudo, houveram problemas e isso chamou a atenção para que o controle fosse feito mesmo em híbridos que contam com a tecnologia.

Arantes explica que a lagarta do cartucho é "voraz e adaptada", atacando mais de 100 variedades de plantas. No milho, ela se instala e migra para o cartucho, onde ela traz o maior número de danos. Existem locais ainda nos quais a lagarta também pode migrar para as espigas - algo que ocorre, principalmente, diante de híbridos mais precoces.

Com isso, os produtores devem realizar um trabalho preventivo e integrado para reduzir esse prejuízo, com o uso de manejo químico e cultural, adotando tecnologias que facilitem neste processo e também na obtenção de altas produtividades.

Acompanhe o momento técnico completo no vídeo acima!

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA
Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho
Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago
Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago
Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis
Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab