Milho: Com margem ajustada, área cultivada na 1ª safra tem queda de 33% no Paraná
Marcelo Garrido Moreira, economista do Deral, destaca que o plantio do milho no estado do Paraná, após 40 dias sem chuvas, foi regularizado com o retorno das precipitações. Até o momento, 76% da área estimada para essa safra já foi plantada.
A janela de plantio do estado para o milho de verão vai do final de agosto até o mês de novembro. As condições de plantio não foram as ideais, mas os produtores conseguiram cumprir essa janela, sem efeitos para a produtividade de modo geral.
Como em outros estados, houve uma redução de 33% na área do milho neste ano, com produtores optando por plantar soja, que está na faixa dos R$60 a saca para o produtor, enquanto o milho gira em torno dos R$20 a saca.
O Paraná, apesar de a produção estar diminindo, é autossuficiente na questão do milho. Portanto, Moreira descarta qualquer problema de abastecimento.
Os produtores também não têm tradição de venda antecipada do milho. No médio prazo, o economista também não vê uma variação positiva para os preços praticados, a não ser que haja uma quebra de produção.
Muitos também já começam a pensar na safrinha do milho. Ainda não há dados oficiais, mas as compras de insumos já começam a ser feitas.