Safrinha: Preço do milho abaixo do valor mínimo fixado pelo Governo preocupa produtores de Jataí (GO)
De acordo com o produtor rural Mozart Carvalho de Assis, de Jataí (GO), algumas áreas de milho safrinha já estão começando a ser colhidas na região, enquanto as demais áreas se iniciam no dia 15 de junho.
As expectativas de produtividade são boas, uma vez que as chuvas foram bastante regulares. Um cenário completamente diferente do que foi observado no ano passado, quando a região passou por uma seca severa no milho safrinha.
Em questão de preços, os produtores deverão obter uma rentabilidade baixa ou quase próxima de zero. Os valores praticados giram em torno de R$18,50 a R$19, abaixo do preço mínimo na região.
Teria que haver uma produtividade muito alta, de 120 a 130 sacas por hectare, para compensar a rentabilidade. Entretanto, ainda não é possível estimar se esses valores serão alcançados. Foram poucos os contratos realizados, diferentemente de anos anteriores, em forma antecipada.
A estratégia dos produtores em termos de produção ainda é uma incógnita, tendo em vista o cenário político e econômico do país. "Tem que ficar de olho na lavoura, colhendo, e também de olho no mercado", diz Carvalho.
Muitos produtores da região fizeram armazéns em suas propriedades e estão mais tranquilos. Outros, que dependerem de depositar sua safra em traders e cooperativas, podem enfrentar problemas por conta da falta de espaço nas lavouras.