Colheita da safrinha de milho em Sorriso-MT já começou e primeiras lavouras apresentam grãos avariados pelo excesso de chuva
Em Sorriso (MT), devido a uma janela ideal de plantio, a colheita da segunda safra de milho teve início nesta semana. De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município, Luimar Gemi, os primeiros talhões colhidos apresentam boas produtividades, voltando aos patamares que o município sempre colheu. A média gira em torno de 110 a 120 sacas por hectare.
Gemi conta que o município tem 600 mil hectares de primeira safra e, normalmente, a segunda safra ocupa 50% deste total. Neste ano, entretanto, com um clima benéfico, foram plantados 400 mil hectares de segunda safra.
Porém, há uma preocupação no início desta colheita, já que uma superssafra traz alguns gargalos. Problemas de logística, de armazenagem e a presença de grãos avariados causam transtorno e preocupações para os agricultores neste momento.
Os grãos avariados, por sua vez, sofrem pressão nos preços. Uma boa parte do milho colhido em Sorriso é destinado à alimentação humana. Com isso, os descontos estão presentes na hora da comercialização, tendo em vista que os produtores já contam com preços baixos.
Gemi acredita que, até o final de semana, em torno de 10% da área plantada já estará colhida. O problema de grãos avariados, de acordo com o presidente, é observado na largada da colheita, mas acredita-se que ele não deve se estender ao longo do trabalho completo, considerando a chuva de uma forma geral ao longo do ciclo.
Neste início de safra, os preços caíram bastante e os produtores, para conseguir o preço mínimo de R$16,50, têm de participar do leilão do governo. Caso não participe do leilão, a oferta é de R$14, mas os produtores não aceitam realizar a venda nestes preços.
Os produtores têm alguns contratos antecipados de venda. Agora, esperam que este volume seja escoado para que o milho possa ser armazenado. Há, ainda, estoques de soja presentes nos armazéns.