Frete: Brasil ainda precisa exportar 10 mi de t de soja e line-up chega a 50 navios nos portos

Publicado em 14/06/2018 11:10
Navios têm custo diário de US$ 17 mil e conta deverá ser paga pelos exportadores. Fluxo das exportações é lento e corresponde apenas a empresas que compram FOB e o volume que chega por meio das ferrovias. Cerca de 60 navios devem chegar nos próximos dias aos portos. STF deu 48 horas para o Governo se manifestar em relação ao frete.
Sérgio Castanho Teixeira Mendes - Diretor Geral da Anec

Podcast

Entrevista com Sérgio Castanho Teixeira Mendes - Diretor Geral da Anec sobre o Impasse no frete paralisa comercialização

 

Download

 

Sérgio Castanho Teixeira Mendes, diretor geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), conversou com o Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (14) para destacar o impasse que se faz presente nas exportações brasileiras neste momento.

Segundo ele, há um fluxo muito pequeno de cargas que correspondem apenas a empresas que compram FOB e o que chega por meio das ferrovias. São 10 milhões de toneladas de soja aguardando no interior neste momento.

No line-up dos portos, há 50 navios esperando e mais 60 navios chegando, criando um cenário bastante delicado. Esses navios possuem um custo de 17 mil dólares por dia para os exportadores.

O período de exportação brasileira, assim, deve ser prolongado. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu 48 horas para que o Governo se manifeste em relação à questão dos fretes. Mendes avalia que, se uma solução favorável ocorrer, isso deve "colocar a casa em ordem".

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina flexibiliza regras de navegação ao longo do principal rio de transporte de grãos Argentina flexibiliza regras de navegação ao longo do principal rio de transporte de grãos
Abastecer no Centro de São Paulo é mais caro que em outras regiões da cidade, afirma Edenred Ticket Log
Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) lança estudo inédito sobre impactos da Reforma Tributária no setor
Complexo portuário de Itajaí tem aumento em todos os índices em janeiro
Nesta terça (18), áreas do Porto de Santos terão desligamento de energia
Movimentações nos portos gaúchos crescem no primeiro mês de 2025