Para dar segurança jurídica aos produtores, Federarroz ingressa na justiça contra alta do frete

Publicado em 08/06/2018 14:27
Cenário agrava crise que o setor arrozeiro enfrenta nas duas últimas safras. Medida fere questão do livre comércio e produtores não têm como arcar com mais esse prejuízo. Tabela anterior, revogada nesta quinta-feira, também não amenizava os custos aos agricultores.
Anderson Belloli - Diretor Jurídico da Federarroz

Podcast

Entrevista com Anderson Belloli - Diretor Jurídico da Federarroz sobre a alta do frete

 

Download

 

O diretor jurídico da Federarroz, Anderson Belloli, conversou com o Notícias Agrícolas nesta sexta-feira (08) para destacar a entrada na justiça por parte da federação contra o tabelamento dos fretes proposto pelo Governo Federal.

Ontem (07), uma nova tabela, com 20% dos custos, foi divulgada e, posteriormente, revogada, valendo ainda a tabela divulgada em 30 de maio. Desta forma, não só a Federarroz, bem como outras instituições, decidiu buscar um caminho jurídico para uma situação que preocupa o setor neste momento.

Há uma série de questões envolvidas, mas, para Belloli, a preocupação inicial é oferecer segurança jurídica para o produtor rural, que poderá estar passivo a multas diante dessa situação.

Para ele, a tabela com os custos reduzidos também não seria suficiente. Para alguns produtores, o custo do frete não aumentaria, mas, para outros, haveria um aumento de até 40%, em um momento no qual o setor de arroz também busca medidas governamentais para sobreviver.

Até terça-feira (12) a Federarroz espera ter uma resposta mais concreta da questão para divulgar aos produtores. Segundo o diretor, o poder judiciário do estado do Rio Grande do Sul se mostra receptivo à questão.

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) lança estudo inédito sobre impactos da Reforma Tributária no setor
Complexo portuário de Itajaí tem aumento em todos os índices em janeiro
Nesta terça (18), áreas do Porto de Santos terão desligamento de energia
Movimentações nos portos gaúchos crescem no primeiro mês de 2025
Exportadores agrícolas argentinos de grãos pedem nova licitação para dragagem do Paraná
ANTT e Via Cristais assinam contrato de concessão da rodovia BR-040, no trecho entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO)