Preço médio pago ao produtor de leite em janeiro recua pouco, com diferença na captação nas principais bacias

Publicado em 02/02/2023 14:37
Segundo analista de mercado, estiagem na região Sul reduziu a produção, elevando o preço na bacia, enquanto em outras áreas, as chuvas elevaram a oferta de produto
Jéssica Olivier - Analista de Mercado da Scot Consultoria

Podcast

Preço médio pago ao produtor de leite em janeiro recua pouco, com diferença na captação nas principais bacias

As quedas nos preços do leite pago ao produtor desaceleraram como visto no pagamento realizado em janeiro, referente ao leite captado em dezembro, segundo a analista de mercado da Scot Consultoria, Jéssica Olivier. Ela explica que, de acordo com a média realizada pela companhia em 18 Estados brasileiros, o resultado foi de tímida queda de 0,2%, resultando em um preço médio de R$ 2,38 por litro.

O que motiva esta situação é a diferença na captação entre as principais bacias leiteiras do país, com ênfase na estiagem no Sul do Brasil, o que fez com que os preços se elevassem na região, e alta captação no Nordeste, com preços menores.

A tendência para o pagamento em fevereiro, conforme afirma a analista, é de seguimento no recuo da captação, em torno de 1,5% registrado em janeiro, que impacta mais do que a demanda neste momento, com a continuidade de um cenário de poucas chuvas na região Sul.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
Leite/Cepea: Preço ao produtor se mantém em alta em setembro
undefined