Preço médio pago ao produtor de leite em janeiro recua pouco, com diferença na captação nas principais bacias

Publicado em 02/02/2023 14:37
Segundo analista de mercado, estiagem na região Sul reduziu a produção, elevando o preço na bacia, enquanto em outras áreas, as chuvas elevaram a oferta de produto
Jéssica Olivier - Analista de Mercado da Scot Consultoria

Podcast

Preço médio pago ao produtor de leite em janeiro recua pouco, com diferença na captação nas principais bacias

As quedas nos preços do leite pago ao produtor desaceleraram como visto no pagamento realizado em janeiro, referente ao leite captado em dezembro, segundo a analista de mercado da Scot Consultoria, Jéssica Olivier. Ela explica que, de acordo com a média realizada pela companhia em 18 Estados brasileiros, o resultado foi de tímida queda de 0,2%, resultando em um preço médio de R$ 2,38 por litro.

O que motiva esta situação é a diferença na captação entre as principais bacias leiteiras do país, com ênfase na estiagem no Sul do Brasil, o que fez com que os preços se elevassem na região, e alta captação no Nordeste, com preços menores.

A tendência para o pagamento em fevereiro, conforme afirma a analista, é de seguimento no recuo da captação, em torno de 1,5% registrado em janeiro, que impacta mais do que a demanda neste momento, com a continuidade de um cenário de poucas chuvas na região Sul.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA protocola pedido de investigação de dumping contra leite em pó argentino
CNA e Federações discutem medidas de defesa comercial para o leite brasileiro
Leite/Cepea: Oferta aumenta mais que o esperado, e preço sobe apenas 1,3%
Em julho, valor de referência do leite é projetado em R$ 2,3859
PROGRAMA LEITE BOM SC: Governo do Estado inicia pagamento dos projetos do Financia Leite SC, decreto que dificulta importação está em vigor
Sindilat: Governo do RS anuncia medidas para atenuar perdas causadas pelas enchentes na cadeia leiteira