Oferta de leite está menor neste mês de janeiro, com demanda, de certa forma, equilibrada
Podcast
Oferta de leite está menor neste mês de janeiro, com demanda, de certa forma, equilibrada
A oferta mais enxuta de leite neste mês de janeiro, apesar de o período de entressafra ainda não ter iniciado, pode diminuir a queda de preços pagos pelo produto vista nos últimos meses, segundo o economista da Embrapa Gado de Leite, Glauco Rodrigues Carvalho.
Ele explica que esta diminuição na captação de leite se deu pelo desestímulo na produção e até pela saída de alguns produtores da atividade devido às baixas nos pagamentos e aos altos custos de produção vistos no ano apssado. "Os números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) consolidados até o final de 2022 ainda não saíram, ams possivelmente deve ter havido um recuo no ano de cerca de 4% na produção leiteira no último ano", explica.
Como todo início de ano, a demanda pelo produto se retrai e, portanto, devio à menor oferta, se equilibra de certa forma. Com a entrada da entressafra, os preços devem começar a aumentar, e será necessário, de acordo com Carvalho, observar como os preços serão colcoados nas gôndolas dos supermercados para entender a demanda. Lembrando que, no ano apssado, com alats expressivas que atingiram um pico em agosto, houve retração intensa na ponta consumidora.