Estiagem no Sul do país deve começar a afetar produção leiteira no final de janeiro, diz especialista

Publicado em 07/01/2022 14:45 e atualizado em 07/01/2022 15:41
Captação já vem diminuindo desde o ano passado devido aos altos custos de produção que pressionaram as margens em toda a cadeia
Glauco Rodrigues Carvalho - Economista da Embrapa Gado de Leite

Podcast

Entrevista com Glauco Rodrigues Carvalho - Economista da Embrapa Gado de Leite sobre o Mercado do Leite

A estiagem que vem castigando a região Sul do país desde o final de 2021 ainda não afetou a captação de leite na principal bacia produtora do país, segundo o economista da Embrapa Gado de Leite, Glauco Rodrigues Carvalho. Ele explica que os efeitos da seca devem começar a ser vistos a partir da segunda quinzena de janeiro, começo de fevereiro. Isso porque, de acordo com o especialista, mesmo com a pastagem mais seca, o gado consumiu, o problema é que não haverá rebrota.

Segundo informações do banco Itaú BBA, a pecuária leiteira tende a ser mais penalizada pela La Niña por duas razões; primeiramente porque a relevância da Região Sul é maior no leite, especialmente os estados do PR e RS, e com as pastagens em condição aquém do ideal, a captação de leite também deve vir abaixo do potencial. Em segundo lugar, sendo a atividade mais dependente de grãos, os custos do alimento concentrado podem se manter pressionados, a depender da dimensão das perdas na primeira safra de milho. 

Carvalho pontua que, com as pastagens terminando, o produtor que preparou silagem para o período de entressafra pode ter que antecipar o uso, e corre o risco de faltar mais adiante. "O cobertor fica curto nessa situação", afirma o especialista.

Para o economista, esta entressafra deve ser mais difícil, com captação menor, porém a demanda deve começar a melhorar com as atividades externas, como aulas presenciais, serviços de hotelaria, o que deve contribuir para que os preços sejam puxados para cima. 

Por: Letícia GUimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined