Do Grão à Barra #52 - Fazenda de abelhas tem como proposta a preservação da natureza a partir da polinização de árvores amazônicas

Publicado em 19/07/2022 15:38 e atualizado em 26/07/2022 15:55
Com flores delicadas, que se abrem por apenas alguns dias, árvore de cacau da Amazônia depende das abelhas para a sobrevivência da cultura
Antônio Vivaldo Pantoja, CEO Abelha Cacau

Podcast

Cooperativa de Tomé-Açú conquista a primeira certificação de origem de cacau do Pará

Logotipo Notícias Agrícolas

Antonio-Vivaldo

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.

Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.

O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Horti Resenha Podcast #94 - Como enfrentar os desafios de manejo contra as doenças fúngicas na safra da uva
Alta do cacau deve impactar os preços dos chocolates na Páscoa
Última parada nas estufas de produtores de tomate da Turquia
Costa do Marfim aumenta preço do cacau de meia-safra na fazenda em 22%
Produção de sementes de tomate na Turquia
Pepino comum é o produto destaque da semana (31/03 a 04/04) no atacado da CEAGESP