Produção de banana pode dobrar em SC e PR com melhora no manejo nutricional

Publicado em 08/10/2021 11:10 e atualizado em 08/10/2021 12:00
Especialista da Epagri/SC aponta ações como análise e correção de solo, adubação personalizada e controle de pragas e doenças para melhorar potencial produtivo dos pomares
Gelton Guimarães - Pesq. em Solos e Nutrição de plantas na Estação Experimental da Epagri

Podcast

Produção de banana pode dobrar em SC e PR com melhora no manejo nutricional

Logotipo Notícias Agrícolas

Santa Catarina é o quarto maior produtor nacional de banana contribuindo anualmente com 700 mil toneladas no mercado. Porém, a produtividade atual de 24,6 toneladas por hectare poderia ser dobrada com melhorias nos manejos nutricionais dos pomares.

Segundo o pesquisador em solos e nutrição de plantas na Estação Experimental da Epagri, Gelton Guimarães, muitos produtores nunca realizaram análise de solo e por isso costumam fazer adubações generalizadas em todo o pomar, o que pode causar falta de nutrientes em algumas partes e excesso em outras.

Para corrigir este problema, o especialista recomenda que o produtor faça uma análise de solo e, a partir daí, realize adubações personalizadas para suas necessidades específicas de acordo com a cultivar, idade das plantas, deficiência do solo e níveis de produtividade.

Guimarães destaca também que, uma nutrição bem feita ajuda também na defesa das plantas contra pragas e doenças, que são outro ponto que retira produtividade dos pomares.

Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Epagri/SC no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau: Resultados de moagem do 1º trimestre de 2025 foram mais fortes do que o esperado, avalia Hedgepoint Global Markets
Mandioca/Cepea: Oferta restrita sustenta preços
Tomate/Cepea: Preços recuam com avanço da safra de inverno e feriado prolongado
Cebola/Cepea: Apesar de qualidade baixa, preço se sustenta em SC
Alface/Cepea: Demanda enfraquecida pressiona cotações no atacado
Banana/Cepea: Oferta reduzida eleva preço da prata no Norte de MG