Do Grão à Barra #11 - CocoaAction e Organização Internacional do Trabalho apresentam diretrizes para a Agenda 2030 do cacau
A CocoaAction Brasil e a Organização Internacional do Trabalho, instituição que integra as Nações Unidas, aparesentaram em um evento as diretrizes estratégicas e o projeto cacau para 2030. O objetivo do evento foi debater sobre as perspectivas produtivas de cacau e as relações de trabalho em toda a cadeia produtiva do setor.
Veja abaixo a íntegra do evento:
O cacau é produzido em regiões remotas que possuem clima tropical, como é o caso do Brasil, de países africanos e de algumas regiões asiáticas. Em comum, essas regiões possuem um passado colonial que reflete até hoje no desenvolvimento sócioeconômico de suas populações.
No caso do Brasil, além das questões sociais, a doença vassoura-de-bruxa assolou a produção nacional e colocou o setor cacaueiro em situação delicada. Com tantos problemas globais, sistemas de trabalho análogos à escravidão acabam ocorrendo nessas áreas produtoras. Um problema que preocupa e que exige a mobilização de diversas instituições ao redor do mundo.
Conheça os 17 objetivos globais da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas):
O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.
Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.
O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.