Pequenos produtores criam alternativa para cobrir custos em momento de baixa demanda e até ajudam com doações de hortaliças

Publicado em 31/03/2020 16:53 e atualizado em 31/03/2020 17:54
Mercado de Frutas - Entrevista com Simone Silotti - Produtora Rural de Quatinga, Mogi das Cruzes/SP
Simone Silotti - Produtora Rural de Quatinga, Mogi das Cruzes/SP

Podcast

Mercado de Frutas - Entrevista com Simone Silotti - Produtora Rural de Quatinga, Mogi das Cruzes/SP

 

Download


 

Buscando por alternativas neste momento em que os pequenos produtos podem ser os impactos da baixa demanda, agricultores familiares da Vilinha de Quatinga, a 30 Km de Mogi das Cruzes, colado a Mata Atlântica, criaram uma "Vakinha online" para garantir que os produtos sem saídas não sejam perdidos e também para arrecadar uma verba que corresponda pelo menos ao valor minímo de lucro para que funcionários não precisem ser mandados embora diante da crise. 

 

 
"Com a paralisação repentina das feiras livres, restaurantes etc não conseguimos vender nossa produção: alface, agrião, rúcula, couve, tomatinho etc estão sendo descartados, jogados fora. Além dos prejuízos imensos com sementes, energia, nutrientes, água, mão de obra, jogar fora a mercadoria, de excelente qualidade, é de cortar o coração, sabendo que na cidade muitos estão passando fome", afirma a campanha criada pela produtora Simone Silotti. 

 

 
Simone relata ainda que os prejuízos começam a ser contabilizados em toda a região, mas é estimado uma perda entre 70 e 75% de lucro caso a pandemia mantenha os comercios fechados por muito mais tempo. De acordo com a idealizadora, o valor arrecadado será dividido entre os produtores e a porcentagem para cada um vai depender o custo particular de cada produção. 

"Através desta Vaquinha Virtual, vamos continuar produzindo e doar os alimentos para comunidades e Banco de Alimentos . Caso queira que seja doado para alguma entidades especifica, entre em contato", destaca. Clique aqui para doar


Confira imagens da primeira arrecadação da campanha: 


 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Com muitas fecularias em recesso, oferta de raiz supera demanda
Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano
Melão/Cepea: Natal à vista! Preços sobem na Ceagesp
undefined