Deral avalia que chuva no Paraná traz prejuízos pontuais na soja e no milho; estragos no trigo são maiores

Publicado em 31/10/2023 13:51
Analista do Departamento destacou que plantio de verão está interrompido, mas produtividade não deve ser afetada de maneira geral. Já lavouras de inverno, aguardam colheita e podem perder qualidade e produtividade
Edmar Gervásio - Analista de Milho do Deral

Os últimos dias têm sido de chuvas intensas no Paraná, com diversos estragos sendo registrados na infraestrutura, estradas e áreas de granjeiros. Já nas lavouras de soja, milho e feijão da safra de verão 2023/24 que estão sendo plantadas, os efeitos não são tão significativos. 

Segundo o Analista do Deral, Edmar Gervásio, os prejuízos para estas culturas foram apenas pontuais, com algumas localidades necessitando de replantio após serem atingidas por enxurradas. De maneira geral, houve paralização no plantio e nos tratos culturais, mas nada que preocupe pensando na produtividade final das lavouras. 

Já do lado das culturas de inverno, que estão para serem colhidas, Gervásio aponta que o impacto é mais presente, já que a colheita de trigo e cevada está parada e as lavouras podem perder qualidade e produtividade diante da chuva e do encurtamento das janelas. 

Confira a íntegra da entrevista com o Analista do Deral no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Feijão-Caupi com pouca oferta e preços em alta
China enfrenta escassez de farelo de colza após imposto de 100% sobre o Canadá
IBGE: Estimativa de fevereiro prevê safra de 323,8 milhões de toneladas em 2025, com recordes no algodão e soja
Produção de grãos na safra 2024/25 é de 328,3 milhões de toneladas em nova estimativa da Conab
Ibrafe: feijão-carioca estável e feijão-preto com viés de baixa!
Com clima favorável na lavoura, colheita da safra de arroz está adiantada em SC
undefined