Prestes a começar plantio da safra de arroz 23/24, Federarroz recomenda manutenção da área semeada

Publicado em 12/09/2023 14:36
Esta é uma das diretrizes publicadas pela entidade visando equilibrar o cenário da produção de arroz no Brasil. Outros destaques são a expansão das exportações, rotação de culturas e importância da gestão do negócio
Alexandre Velho - Presidente da Federarroz

O plantio da próxima safra de arroz 2023/24 deve começar dentre 15 a 20 dias no Rio Grande do Sul com expectativa de a área plantada passar de 840 mil hectares para 900 mil, aumento de 7,5% na estimativa do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). 

Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, a recomendação da entidade é para que os produtores mantenham a área plantada, em uma tentativa de regular a oferta x demanda e equilibrar melhor dos preços do arroz, que foram deficitários nos últimos anos. 

Outras diretrizes da Federarroz neste sentido são o estímulo à exportação, que deve ser o destino de 15 a 20% da produção deixando 80% para o mercado interno, seguir realizando a rotação de culturas utilizando soja, milho e trigo para melhorar a produtividade do arroz e a importância da gestão do negócio agrícola. 

Após anos consecutivos de problemas decorrentes da falta de chuva no estado, dessa vez os produtores gaúchos se preocupam com a presença do El Niño e das chuvas. Velho destaca que as últimas chuvas registradas estão melhorando a capacidade dos reservatórios, mas os produtores precisam manter a atenção ao longo do ciclo. 

Confira a íntegra da entrevista com o Presidente da Federarroz no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos
undefined