Produtores de Paracatu (MG) que perderam a janela de plantio do milho safrinha devem apostar no sorgo

Publicado em 28/03/2023 11:00 e atualizado em 28/03/2023 12:19
Soja já foi colhida, e produtores evitaram negócios antecipados, vendendo agora conforme a necessidade e oportunidade de bons preços
João Luiz Pinton - Produtor Rural de Paracatu-MG

Podcast

Produtores de Paracatu (MG) que perderam a janela de plantio do milho safrinha devem apostar no sorgo

A colheita da soja em Paracatu, Minas Gerais, está se encaminhando para o final, segundo o produtor João Luiz Pinton. No caso dele, o trabalho na propridade já terminou, mas considerando o Município, cerca de 95% da área da oleaginosa já foi colhida.

Ele explica que houve um atraso no plantio da soja em cerca de 15 dias por falta de chuva, e que durante o desenvolvimento da cultura, dias nublados em janeiro fizeram com que o cultivo se estendesse. Desta maneira, a maior parte dos produtores de Paracatu perdeu a janela ideal de plantio do milho safrinha.

"Mais de 90% dos produtores aqui atrasaram e estão apostando no sorgo como alternativa ao milho, por medo de ataques da cigarrinha", disse.

A produtividade média da soja teve queda; no caso específico do produtor, passou de 70,6 sacas por hectare em 2022 para 65 sacas por hectare este ano. As negociações da soja estão sendo feitas aos poucos, de acordo com Pinton, comercializando em momentos de necessidade e aproveitando situações com valores mais altos. 

Em relação ao sorgo, ele detalha que o cultivo segue em boas condições, apesar da escassez de chuvas. "Esperamos que logo as precipitações venham, senão além da estiagem prejudicar o desempenho das plantas, acaba favorecendo a propagação de percevejos", explicou.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Início da safra irrigada provoca maior oferta do feijão carioca e preços já se aproximam dos R$ 200/saca
Ibrafe: Semana começa com queda de preços do feijão nas fontes
Ibrafe: Produtores armazenam feijão olhando para o final do ano
Ibrafe: Mercado do feijão indica novas desvalorizações
Chuva atrasou plantio da canola, mas lavouras estão se desenvolvendo bem no momento
Clima seco e quente, mutação da mosca branca e não cumprimento do vazio sanitário fizeram explodir as viroses do feijão